5 sites para você aprender italiano de graça

aprender-italiano

Foto: Laila Szafran

Aprender uma nova língua nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso muita organização e disciplina. Muitas vezes os cursos são caros ou os horários não são compatíveis com a nossa rotina diária. Entretanto, com o advento da internet surgem diversas oportunidades gratuitas para quem deseja aprender, treinar e aprofundar os conhecimentos em italiano e muitas outras línguas.

Confira os links a seguir e amplie seus conhecimentos sobre o idioma sem precisar gastar nada.

1 – Intercultura Blog

O blog oferece uma grande diversidade de materiais, com conteúdo categorizado de acordo com o assunto. Possui exercícios de italiano e testes on line, entre outras atividades.

2 – Dire, fare, partire!

O site possui um conjunto de materiais didáticos – vídeos, apostilas e material multimídia, elaborado especificamente para alunos e professores brasileiros de italiano. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italiana e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

3 – Iluss Italiano On Line

O site disponibiliza diversos recursos totalmente gratuitos em texto, áudio e vídeo, do básico ao avançado. Se você deseja, pode se associar e ter acesso a muito mais conteúdo e atividades.

4 – Busuu

O Busuu oferece cursos completos em diversos idiomas além do italiano. No site você tem acesso a exercícios, exemplos de frases e palavras com áudio, pode se comunicar com outros alunos de todo mundo. É como uma rede social, onde o usuário pode adicionar amigos, enviar mensagens e planejar conversas via comunicador instantâneo próprio. Apesar de toda a interatividade é muito básico e repetitivo.

5 – Verbos Italianos

Para quem pensava que para conjugar os verbos em italiano era somente acrescentar “are” ou “ere” ao final da frase, engana-se! “Amare, comere, bebere”. 😛 A conjugação de verbos em italiano é uma das maiores dificuldades, comum a todas as línguas latinas, devido a variedade das formas verbais utilizadas. E esse site “conjugador de verbos” é muito simples, basta escrever o verbo que deseja e será exibida a conjugação desse verbo.

E uma super dica para os brasileiros na Itália que possuem a documentação regularizada: existem os Cursos no CTP – Centro Territoriale Permanente. O CTP é uma estrutura educativa para adultos e oferece vários tipos de curso, inclusive o de italiano para estrangeiros. O curso tem duração quadrimestral, acontecem de setembro a janeiro (primeiro quadrimestre) e de fevereiro a maio (segundo quadrimestre). Somente um detalhe, ele não é gratuito, o curso de italiano possui uma taxa de  6,80 (valor aqui de L’Aquila, não sei em outra “comune”). Eu fiz inscrição, mas não frequentei o curso, pois no mesmo período comecei na universidade e os horários não eram compatíveis. Porém conheço pessoas que fizeram e aprenderam muito bem.

Enfim, espero ter ajudado. E se você conhece outro site para aprender italiano de graça, deixe no comentário! 😉

Bjs e bons estudos!

Anúncios

Um comentário sobre “5 sites para você aprender italiano de graça

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s